UOL Notícias Notícias
 

14/02/2009 - 12h19

Bachelet mostra incômodo a Raúl Castro por declaração de Fidel

SANTIAGO (Reuters) - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse neste sábado que expressou seu incômodo ante o colega cubano, Raúl Castro, após as palavras do ex-líder da ilha, Fidel Castro, que disse que o Chile tirou da Bolívia uma saída para o Oceano Pacífico.

Bachelet realizou nesta semana uma visita de três dias a Cuba, a primeira de um mandatário chileno desde que Salvador Allende esteve na ilha há quase quatro décadas.

Todavia, após se reunir com Fidel, o ex-líder escreveu um artigo assegurando que a Bolívia havia "sofrido uma humilhação histórica" na guerra entre ambos os países no século XIX, na qual o país de Evo Morales perdeu territórios ricos em cobre, além de sua costa marítima.

"Com a mesma franqueza e claridade com que falamos sobre a agenda do futuro com Raúl Castro, eu apresentei ao presidente o meu incômodo pelas equívocas declarações que foram difundidas em um artigo após a minha visita de cortesia ao ex-governante de Cuba", afirmou Bachelet em sua chegada a Santiago.

"Temos indicado, como país, que não aceitamos a intervenção de terceiros nos assuntos domésticos, nem nos assuntos bilaterais, e que só Chile e Bolívia conversam sobre os temas que correspondem a ambos os países", acrescentou a presidente à imprensa local.

Fidel Castro, afastado do poder desde julho de 2006 devido a uma doença e substituído há um ano na Presidência por seu irmão Raúl, escreveu em coluna divulgada no sábado que não pretendia ofender a presidente chilena.

"Recebi com todo respeito a chefe de Estado chilena. Não utilizei uma palavra que pudesse ofender a ilustre visitante. Careceria de sentido comum", escreveu o líder de 82 anos na coluna publicada no sábado pelo site oficial CubaDebate (http://www.cubadebate.cu/).

Apesar dessa situação, Bachelet classificou como exitosa a sua visita a Cuba.

Chile e Bolívia não mantêm relações diplomáticas plenas desde 1978.

(Reportagem de Mónica Vargas, Simon Gardner e Manuel Farías)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h10

    -0,53
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h16

    0,65
    63.637,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host