UOL Notícias Notícias
 

22/03/2009 - 09h56

Líder do Hamas saúda "nova linguagem" de Obama--jornal

ROMA (Reuters) - O presidente norte-americano, Barack Obama, está usando uma "nova linguagem" nas relações com o Oriente Médio e uma abertura em direção ao Hamas é apenas questão de tempo, afirmou o líder do grupo, Khaled Meshaal, em entrevista a um jornal.

"Uma nova linguagem em direção à região está surgindo do presidente Obama. O desafio para todos é que isso seja o prelúdio para uma mudança genuína nas políticas dos Estados Unidos e da Europa. Sobre uma abertura oficial em direção ao Hamas, é só uma questão de tempo", disse Meshaal ao jornal italiano La Repubblica.

Segundo o jornal, Meshaal estava reagindo à oferta de Obama de melhores relações com o Irã. Mas, na entrevista, Meshaal não faz menção direta ao vídeo de Obama divulgado na sexta-feira nem à resposta do Irã.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse no sábado que a oferta de Obama de um "novo começo" entre os dois países era apenas um "slogan", mas prometeu que Teerã responderia a qualquer mudança real de política por parte de Washington.

(Por Silvia Aloisi)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host