UOL Notícias Notícias
 

10/04/2009 - 14h50

Piratas querem resgate de US$ 2 mi por refém norte-americano

Abdi Guled Mogadíscio
Piratas somalis que mantêm um refém norte-americano em um barco salva-vidas à deriva pediram US$ 2 milhões pelo resgate, disse nesta sexta-feira (10) um pirata em terra ligado aos sequestradores.

Falando à Reuters do porto de Haradheere, o pirata também afirmou que outros piratas estão levando um navio alemão sequestrado, de tripulação estrangeira, para o local no Oceano Índico onde está o barco salva-vidas, que está sendo monitorado por forças navais dos Estados Unidos.

Durante a noite, o capitão que é mantido como refém no barco salva-vidas, Richard Phillips, pulou no mar, mas pelo menos um pirata rapidamente o seguiu e o trouxe de volta, disse uma fonte militar. "Ele não foi muito longe", disse o oficial à Reuters.

O grupo de piratas que mantém Phillips no Oceano Índico, distante da costa somali desde quarta-feira, permaneceu desafiador apesar da chegada de embarcações da Marinha dos EUA e de outros países à área.

"Não temos medo dos americanos", disse um dos piratas à Reuters por telefone via satélite. "Nós nos defenderemos se formos atacados."

Apesar da declaração, os grupos marítimos que acompanham a saga --na primeira vez que piratas somalis capturam um norte-americano-- dizem que o desfecho mais provável é uma solução negociada, possivelmente envolvendo um salvo-conduto em troca do refém.

Quatro piratas mantêm Phillips (um ex-taxista de Boston) como refém desde quarta-feira, após uma tentativa fracassada de seqüestrar o cargueiro Maersk Alabama, de 17 mil toneladas, a centenas de quilômetros da costa da Somália.

O barco salva-vidas do cargueiro ficou sem combustível. Duas embarcações com piratas fortemente armados foram para o local em solidariedade aos quatro do barco salva-vidas, mas estão muito nervosos para se aproximar em razão da presença de embarcações militares estrangeiras incluindo o destróier USS Bainbridge.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host