UOL Notícias Notícias
 

04/05/2009 - 19h37

Presidente iraniano cancela visita ao Brasil

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, cancelou sua visita ao Brasil. Em carta enviada nesta terça-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele pede uma nova agenda, após as eleições presidenciais iranianas.

"Peço a Vossa Excelência aceitar o adiamento da visita para outra oportunidade, depois da eleição presidencial do Irã", diz Ahmadinejad na carta, segundo o Itamaraty. As eleições no país acontecem em 12 de junho.

Ahmadinejad visitaria o país na próxima quarta-feira, quando se encontraria com o presidente Lula em Brasília.

A notícia de sua presença causou protestos por parte de entidades judaicas, homossexuais e de defesa de direitos humanos em São Paulo e Rio de Janeiro, durante o último fim de semana, em resposta a declarações feitas pelo presidente iraniano negando o Holocausto.

O embaixador Roberto Jaguaribe, sub-secretário geral para assuntos políticos do Itamaraty, disse nesta segunda-feira que descarta o cancelamento da viagem por conta dos protestos.

"De fato há certos segmentos, não só no Brasil, mas no mundo, que acham conveniente o isolamento completo do regime do Irã", disse o embaixador a jornalistas. "Na estrutura brasileira, ao contrário, teria de haver uma sinalização do Brasil de que nós não gostaríamos de ter o presidente (do Irã) aqui. Isso não foi feito".

O embaixador afirmou ainda que o governo brasileiro mantém o interesse em receber a autoridade iraniana.

O Itamaraty informou também que a programação empresarial, prevista para realizar-se em paralelo à visita, está mantida.

Empresários brasileiros e iranianos terão, na terça e quarta-feira, encontros em São Paulo e Brasília. A reunião em São Paulo terá como foco os setores de comércio, indústria e mineração, petróleo e energia elétrica.

Nova data para a visita presidencial iraniana será definida pelas duas chancelarias. O presidente iraniano também desistiu da viagem à Venezuela e ao Equador.

(Reportagem de Ana Paula Paiva)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    0,21
    3,286
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h54

    -0,08
    63.206,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host