UOL Notícias Notícias
 

02/07/2009 - 08h42

Polícia do México encontra 14 corpos em tumba de narcotráfico

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A polícia mexicana encontrou 14 cadáveres em uma tumba clandestina de narcotráfico na região central do país, local onde os cartéis disputam o controle das rotas da droga, informou na quarta-feira a procuradoria-geral do país.

Soldados e policiais encontraram os cadáveres, em sua maioria ossos e restos mal cremados, no jardim de uma casa no povoado de Apaseo el Alto, local onde na semana passada ocorreu uma operação em que as forças de segurança entraram em conflito com criminosos.

No enfrentamento morreram doze suspeitos pistoleiros do grupo "Los Zetas", braço armado do cartel do Golfo.

"Encontramos os restos de 14 corpos enterrados no jardim da casa de segurança, e cremos que eles foram assassinados por Los Zetas", disse um porta-voz da procuradoria-geral no Estado de Guanajuato.

As autoridades em Guanajuato dizem que o cartel do Golfo, famoso pela sua brutalidade ao enfrentar os rivais, está lutando pelo seu território contra um grupo de narcotraficantes do Estado central de Michoacán, chamado "La Família".

O presidente do México, Felipe Calderón, lançou uma campanha de combate ao narcotráfico desde que assumiu o cargo em dezembro de 2006, no entanto a violência dos cartéis já custou a vida de 12.300 pessoas até agora.

(Por Ricardo Figueroa)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host