UOL Notícias Notícias
 

30/07/2009 - 21h04

Cientistas descobrem primeira ave canora asiática em um século

SYDNEY (Reuters) - Uma bizarra ave canora careca foi descoberta em uma região montanhosa do Laos, declarou a entidade ambientalista Wildlife Conservation Society (WCS) nesta quinta-feira. É a primeira vez em mais de um século que uma descoberta deste tipo é feita na Ásia.

Cientistas da WCS e da Universidade de Melbourne, que encontraram a ave, disseram que se trata do único exemplar de uma ave canora calva na Ásia continental, a primeira de uma nova espécie de bulbul - uma família com cerca de 130 espécies - a ser descoberta na Ásia em mais de cem anos.

O pássaro foi apelidado de "bulbul-de-cara-lisa", devido à ausência de plumas na face e em parte da cabeça.

De acordo com os cientistas, o animal visto tem o tamanho de um sabiá, é verde-oliva com o peito claro, o rosto rosado e sem plumas, mas com a pele azulada em torno dos olhos e até o bico, e uma estreita linha de plumas semelhantes a cabelos descendo desde o topo da cabeça.

"É sempre excitante descobrir uma nova espécie, mas esta foi especialmente ímpar porque é a única ave canora calva da Ásia", disse nota assinada por Colin Poole, diretor de programas asiáticos da WCS

O pássaro parece habitar principalmente árvores, e foi achado em uma área de escassa cobertura florestal nos afloramentos rochosos da província de Savannakhet - uma área pouco visitada, mas conhecida por inusitadas descobertas relativas à vida selvagem.

"Sua aparente restrição a um habitat bastante inóspito ajuda a explicar por que uma ave tão extraordinária, com hábitos tão óbvios e um canto distinto passou tanto tempo despercebida", disse Iain Woxvold, da Universidade de Melbourne. Na mesma área, há vários anos, os cientistas descobriram uma nova espécie de roedor, chamado khan-nyou, e um coelho listrado.

A descrição da nova espécie de aves foi publicada na edição de julho da revista Forktail, do Clube Oriental das Aves.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host