UOL Notícias Notícias
 

31/08/2009 - 14h12

Discovery chega à Estação Espacial Internacional

Por Irene Klotz

CABO CANAVERAL (Reuters) - O ônibus espacial norte-americano Discovery chegou no domingo à Estação Espacial Internacional levando alimentos e equipamentos. A nave foi lançada na sexta-feira e atracou no complexo orbital às 21h54 (hora de Brasília), após quase dois dias de viagem.

"Todo o encontro e atracação foi suave como seda", disse o comentarista da Nasa Rob Navias.

Em nove dias de visita, os astronautas do Discovery devem descarregar mais de 7 toneladas de equipamentos e sair três vezes ao espaço, de modo a preparar a estação, em construção há mais de dez anos, para suas operações científicas.

A Nasa espera concluir a Estação, um projeto de 100 bilhões de dólares e 16 países, até o final do ano que vem, quando aposentará os ônibus espaciais. Há mais seis voos programados.

Na primeira caminhada espacial, prevista para terça-feira, os astronautas Nicole Stott e Danny Olivas devem substituir um tanque de refrigeração de amônia e resgatar dois experimentos científicos europeus que voltarão à Terra para análises.

Depois de deixar Stott a bordo, a Nasa transferirá para a Rússia a tarefa de levar astronautas para a Estação, enquanto avalia propostas de empresas dos EUA interessadas no serviço.

A carga do Discovery inclui também novos equipamentos de laboratório e um segundo freezer que armazenará amostras até serem transportadas de volta para a Terra.

Viajou no ônibus também um equipamento de ginástica de 5 milhões de dólares, batizado com o nome do apresentador de TV Stephen Colbert, graças à mobilização de seus fãs.

A Nasa havia aberto uma votação para escolher o nome do último módulo de conexão da estação, que acabou sendo batizado como Tranquility. Como prêmio de consolação, criou a sigla Colbert para o equipamento de ginástica - o significado em inglês é "esteira externa de resistência para o porte de carga operacional combinada".

"Vamos encarar o fato de que estar sem peso é principalmente uma tentativa desesperada de fugir daquela escala do banheiro todas as manhãs", brincou Colbert em um vídeo enviado à Nasa. "Vocês, rapazes e moças, são embaixadores junto ao universo. Não passem uma imagem ruim de nós. Larguem o sorvete de astronautas, balofos!"

O Discovery tem pouso previsto para 10 de setembro na Flórida.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host