UOL Notícias Notícias
 

24/09/2009 - 20h05

Quarteto pressiona por negociações de paz no Oriente Médio

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O quarteto de mediadores da paz no Oriente Médio, composto por EUA, Rússia, União Europeia e ONU, renovou na quinta-feira seu apelo pela suspensão da ampliação dos assentamentos judaicos em territórios ocupados, dois dias depois de o presidente norte-americano, Barack Obama, dar a impressão de que abandonaria essa pré-condição para a retomada do processo de paz.

O grupo disse compartilhar a urgência manifestada por Obama na busca por uma paz durável na região.

"O quarteto pede ao governo de Israel que congele toda a atividade dos assentamentos, inclusive seu crescimento natural, e que evite ações provocativas em Jerusalém Oriental," disse o grupo em nota.

Israel tem dito que alguns assentamentos serão autorizados a se ampliar, obedecendo ao "crescimento natural" das famílias de colonos, algo a que os palestinos e os Estados Unidos já manifestaram sua objeção.

Nesta semana Obama tentou pessoalmente convencer o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a retomarem as negociações abandonadas desde o ano passado.

Na terça-feira, ele pediu "moderação" na questão dos assentamentos, aparentemente abrandando a postura norte-americana anterior de pressionar por negociações sem pré-condições.

Palestinos e israelenses exigem concessões da outra parte, reduzindo as perspectiva de um avanço.

O quarteto também conclamou a Autoridade Palestina a melhorar a situação da lei e da ordem pública, a combater o extremismo e a parar com incitações.

O grupo disse ainda que ambas as partes devem cumprir as obrigações assumidas sob o "mapa da paz" proposto em 2003 pelos EUA, "a despeito da reciprocidade - para criar condições para a retomada das negociações no curto prazo."

(Reportagem de Andrew Quinn)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host