UOL Notícias Notícias
 

07/12/2009 - 13h20

Agência ambiental dos EUA fará anúncio sobre gases-estufa

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca aprovou um projeto da Agência de Proteção Ambiental dos EUA que autoriza o órgão a estipular regras que regulem as emissões de gases causadores do efeito estufa no país, disse uma autoridade do governo norte-americano nesta segunda-feira.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) informou mais cedo que fará um "importante anúncio climático" às 15h15 do horário de Brasília.

O projeto aprovado pela Casa Branca permite que a EPA determine regras para regular as emissões mesmo que o Congresso não aprove uma legislação para cortar as emissões dos gases causadores do aquecimento global.

O anúncio acontecerá no mesmo dia da abertura da conferência de clima da ONU em Copenhague. O presidente norte-americano, Barack Obama, que fez do combate às mudanças climáticas uma prioridade de seu governo, pretende participar do encontro nos últimos e decisivos dias da reunião de duas semanas.

A votação da lei ambiental dos EUA tem sido atrasada pelo Senado enquanto os parlamentares debatem a reforma no sistema de saúde, mas os senadores esperam votar o projeto para o clima em março. A lei foi aprovada por margem estreita na Câmara dos Representantes em junho.

(Por Roberta Rampton e Timothy Gardner)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host