UOL Notícias Notícias
 

14/12/2009 - 15h51

Irã prende manifestantes que rasgaram imagem de Khomeini

Por Reza Derakhshi e Fredrik Dahl

TEERÃ (Reuters) - O Irã prendeu várias pessoas após uma imagem do fundador da república islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini, ser rasgada durante protestos contra o governo na semana passada, disse uma importante autoridade na segunda-feira.

As detenções foram anunciadas um dia depois de o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, fazer uma dura advertência à oposição pró-reforma, acusando-a de violar a lei insultando a memória do falecido Khomeini.

A tensão aumentou no Irã depois que estudantes simpatizantes do líder de oposição Mirhossein Mousavi entraram em confronto com a polícia em Teerã em 7 de dezembro, no maior protesto contra os resultados da eleição presidencial em meses.

A televisão estatal exibiu imagens do que disse ser simpatizantes de oposição rasgando e pisando numa foto de Khomeini durante as manifestações, quando estudantes pró-reforma buscavam renovar os protestos contra a reeleição do linha dura Mahmoud Ahmadinejad.

A oposição negou envolvimento com o incidente, sugerindo que as autoridades planejavam usá-lo como pretexto para aumentar a repressão pós-eleitoral à dissidência.

"As pessoas que estavam no local foram todas identificadas," disse o promotor público de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadai, segundo a agência de notícias Isna.

Ele afirmou que foram feitas prisões, incluindo uma no dia dos protestos estudantis, sem citar nomes ou números.

"Eles estão todos presos e um deles confessou," afirmou Jafari Dolatabadi.

O promotor também disse que não haveria "clemência para os que insultaram o fundador da revolução," informou a agência de notícias oficial Irna. Khomeini liderou a revolução islâmica de 1979 e é reverenciado no Irã. Ele morreu em 1989.

No domingo, alguns sites de posição moderada sugeriram que Mousavi, que diz que a eleição presidencial de 12 de junho foi fraudada para garantir a reeleição de Ahmadinejad, pode ser preso. Mousavi classificou o incidente da foto de Khomeini de "muito suspeito."

(Reportagem adicional de Ramin Mostafavi)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    -0,37
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h07

    2,14
    70.105,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host