UOL Notícias Notícias
 

27/01/2010 - 19h14

BC mantém juro e deixa porta aberta sobre decisões

BRASÍLIA (Reuters) - O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juro em 8,75 por cento ao ano, na primeira reunião de 2010. A decisão desta quarta-feira foi unânime e confirmou as expectativas do mercado.

O Banco Central, no entanto, mudou o comunicado pós-decisão e deixou a porta aberta sobre o que fará a seguir ao afirmar que "irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

Foi a quarta reunião consecutiva em que o Copom optou pela manutenção da Selic.

Pesquisa da Reuters no final da semana passada mostrou que, de 24 instituições financeiras ouvidas, todas previam a manutenção do juro básico.

Economistas afirmaram que, apesar das altas pontuais e sazonais dos preços em janeiro, o cenário inflacionário deve seguir benigno até meados do segundo semestre.

A expectativa é de que, para conter as pressões do crescimento da demanda sobre a inflação, o BC comece a elevar a Selic entre março e setembro.

O último relatório Focus do Banco Central mostrou que a expectativa do mercado é de que o IPCA feche o ano em 4,6 por cento, acima do centro da meta, de 4,5 por cento.

(Reportagem de Isabel Versiani)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h00

    -0,15
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h03

    1,07
    63.334,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host