UOL Notícias Notícias
 

08/02/2010 - 11h04

Hipótese de candidatura de Alencar em Minas ganha força

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente José Alencar pode dar à ministra Dilma Rousseff o forte palanque que ela precisa em Minas Gerais, segundo colégio eleitoral do país. As conversas sobre sua candidatura ao governo do Estado avançaram muito nos últimos dias, disse uma fonte do governo à Reuters.

A hipótese soa como música aos ouvidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Minas, o atual governador, Aécio Neves (PSDB), com altíssima popularidade, tenta emplacar seu vice, Antonio Augusto Anastásia, como sucessor.

Alencar já conversou com os principais pré-candidatos da base aliada em MG --os ministros Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (PT), além do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT). A eles, comunicou sua intenção.

"Faço o que for necessário para arrumar a melhor solução para Dilma em Minas Gerais", disse o vice a Lula na primeira reunião de coordenação do ano, segundo informou a fonte do Planalto, muito próxima a essas articulações. Dilma também participou da conversa.

A fórmula dessa eventual candidatura ainda não está completamente fechada. Patrus Ananias --terceiro colocado nas pesquisas-- seria o nome mais forte para ocupar a vaga de vice ao lado de José Alencar, há anos lutando contra um câncer no abdome.

Costa lidera as sondagens, seguido por Pimentel. Para fechar a conta, ainda é preciso saber como será feita as negociações com ambos.

O cenário ideal para o governo seria Hélio Costa concorrer ao Senado e Pimentel atuar na campanha da ministra, de quem é muito amigo. Minas Gerais é um reduto estratégico para qualquer candidato. PMDB e PT buscam um acordo lá.

A candidatura do vice-presidente teria poder para resolver a disputa entre os dois partidos. A cúpula peemedebista tem dito que só poderá fechar a aliança nacional em torno de Dilma se forem resolvidas as disputas entre as duas legendas em alguns Estados. Minas é um deles.

José Alencar animou-se com a possibilidade desde seus médicos identificaram uma redução expressiva de seus tumores na região abdominal.

(Reportagem de Natuza Nery)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h09

    -0,14
    74.337,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host