UOL Notícias Notícias
 

08/02/2010 - 18h34

Parlamentar irlandês renuncia e amplia maioria do governo

DUBLIN (Reuters) - A renúncia de um influente parlamentar da oposição reforçou nesta segunda-feira a tênue vantagem do governo da Irlanda no Parlamento, apesar da liderança da oposição nas pesquisas eleitorais.

O partido Fianna Fail, que governa em coalizão com o Partido Verde e com deputados independentes, havia visto sua maioria decair a níveis perigosos depois de derrotas em duas eleições suplementares em junho.

Mas o economista George Lee, vencedor de uma dessas eleições suplementares pelo partido oposicionista Fine Gael, deixou sua vaga por considerar que seu mandato não estava sendo satisfatório.

"Apesar dos meus melhores esforços, não tive virtualmente qualquer influência ou participação nas políticas econômicas do Fine Gael neste momento crítico", disse Lee em nota.

A aritmética parlamentar irlandesa é complexa. Descontando-se as cadeiras desocupadas e o presidente da Casa, que votaria com o governo em caso de empate, o primeiro-ministro Brian Cowen tem agora maioria técnica de apenas um voto.

Mas três deputados que deixaram a bancada do Fianna Fail no ano passado continuam votando com o governo.

A popularidade do partido governista despencou na atual recessão, mas o partido já se recuperou parcialmente e terá mais margem de manobra nas votações parlamentares até a próxima eleição suplementar.

Cabe ao governo decidir quando convocará a eleição suplementar.

(Reportagem de Padraic Halpin)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host