UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 08h00

Recall global da Toyota sobe para 8,5 mi de carros com Prius

Por Nobuhiro Kubo e Chang-Ran Kim

TÓQUIO (Reuters) - A Toyota Motor anunciou recall de aproximadamente meio milhão unidades do modelo Prius e outros carros híbridos por problemas no sistema de freios, enquanto procura solucionar as críticas sobre como lida com sua pior crise de segurança.

A maior montadora do mundo está sob fogo por dois outros recalls envolvendo mais de 8 milhões de veículos pelo mundo devido a problemas com tapetes de assoalho e pedais de aceleração.

A empresa ainda enfrenta ameaça de possível processos por acidentes ligados a esses problemas e é acusada por 19 mortes e numerosos feridos nos Estados Unidos na última década.

"Deixe-me assegurar a todos que iremos redobrar o compromisso de qualidade da nossa empresa", disse Akio Toyoda, presidente do grupo e neto do fundador da empresa, em conferência em Tóquio.

"Comigo guiando, e mantendo nosso princípio 'genchi genbutsu', todos nós na Toyota enfrentaremos a questão em cooperação próxima. Com os fornecedores e concessionários juntos, faremos tudo a nosso alcance para retomar a confiança do consumidor."

Genchi genbutsu, que significa "vá e veja", é um dos cinco princípios invocados na filosofia de administração da Toyota, uma das mais estudadas e copiadas do mundo.

A empresa afirmou que está fazendo recall de 437 mil unidades do Prius 2010, Sai, Prius PHV e Lexus HS250h híbridos pelo mundo. Cerca de 155 mil na América do Norte, 223 mil no Japão, 53 mil na Europa e 5 mil no resto do mundo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h50

    -0,58
    3,118
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h00

    -0,61
    75.508,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host