UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 12h20

Anac adia para 1o de março distribuição de slots em Congonhas

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu adiar para 1o de março a distribuição de horários de pousos e decolagens (slots) no aeroporto de Congonhas, enquanto espera decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o processo que envolve a companhia aérea Pantanal.

A sessão que redistribuiria 355 slots no aeroporto mais movimentado do país ocorreria nesta quarta-feira, depois de já ter sido adiada.

Segundo a assessoria da agência, a autarquia espera que até o dia 1o o STJ se manifeste sobre a tentativa da Pantanal em manter seus 61 slots no aeroporto. O lote é o mais cobiçado, uma vez que são direitos de pousos e decolagens em dias de semana. A Pantanal está sendo comprada pela TAM.

Enquanto o STJ pediu para a Anac realizar a distribuição sem os 61 slots da Pantanal, que foram envolvidos no processo por descumprimento de nível mínimo de regularidade, a agência afirma que a redistribuição deve ser feita de uma vez para não prejudicar o processo.

Os horários da Pantanal, que opera voos regionais, interessam principalmente à própria TAM. Dos direitos de pousos e decolagens a serem redistribuídos pela Anac, a Pantanal detém os únicos de segunda a sexta-feira --os demais são horários aos sábados e domingos.

Às 12h19, as ações da TAM exibiam valorização de 2,70 por cento, enquanto as da rival Gol tinham ganho de 2,43 por cento. Enquanto isso, o Ibovespa subia 0,37 por cento.

Estão inscritas para participar da distribuição, além da TAM, as companhias Gol, OceanAir, Azul, NHT e Webjet. Destas, apenas as três últimas ainda não voam em Congonhas.

(Por Maria Carolina Marcello)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,97
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,99
    64.389,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host