UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 18h38

Sinal de ajuda à Grécia leva Bovespa a 4a alta seguida

Por Carolina Marcondes

SÃO PAULO (Reuters) - A sinalização de ajuda dos países da zona do euro à Grécia, enfraquecida por dificuldades fiscais, animou os mercados acionários mundiais, entre eles a Bovespa, que registrou a quarta alta consecutiva.

Após um início de pregão volátil, o Ibovespa fechou com valorização de 1,66 por cento, a 66.128 pontos. Com isso, no acumulado do mês, o índice voltou ao azul. O giro financeiro do pregão foi de 6,97 bilhões de reais.

Agentes de mercado afirmaram que a sinalização de ajuda à Grécia reduziu a aversão a risco.

"Com a reunião na Bélgica e a simples possibilidade de ajuda, os investidores voltaram ao mercado, comprando ações que estavam baratas, o que resultou na reversão dos mercados", disse o gerente de operações Nicholas Barbarisi, da Hera Investimentos.

Em comunicado, os Estados-membros da zona do euro afirmaram que vão "tomar ações determinadas e coordenadas se necessário para proteger a estabilidade do bloco como um todo."

Entre as ações que comandaram o avanço na Bovespa apareceu a ação preferencial da Petrobras, subindo 2,2 por cento, a 33,36 reais. A companhia informou nesta quinta-feira que descobriu uma nova área produtora de óleo na Bacia de Santos, com volume estimado de 25 milhões de barris de óleo equivalente.

As ações de siderúrgicas também tiveram desempenho positivo. A Metalúrgica Gerdau teve a maior alta do dia, subindo 5,5 por cento, a 32,02 reais.

CSN subiu 2,8 por cento, a 58 reais. Segundo profissionais de mercado, a possibilidade de que a CSN não consiga comprar a portuguesa Cimpor incentivou a alta, já que isso impediria um grande desembolso.

As ações da Vale recuaram no começo do dia, mas diante da recuperação do mercado também passaram a subir. Os papéis preferenciais avançaram 1,9 por cento, a 43 reais.

A mineradora informou na quarta-feira à noite que teve lucro de 2,63 bilhões de reais no quarto trimestre de 2009, alta de 7,8 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. A produção de minério de ferro, entretanto, caiu 4,95 por cento, para 63,4 milhões de toneladas.

Na ponta negativa do Ibovespa, as ações da Cosan recuaram 2,3 por cento, a 24,23 reais, enquanto Net caiu 2,35 por cento, a 21,62 reais.

(Edição de Aluísio Alves)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host