UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 13h03

Onda de frio na Itália cobre Roma de neve

ROMA (Reuters) - Turistas tiraram fotos raras de neve caindo sobre o Coliseu e a Fontana di Trevi nesta sexta-feira, e o papa teria aparecido em uma janela do Vaticano para assistir à maior queda de neve em Roma em quase um quarto de século.

Em cenas normalmente vistas apenas em "cúpulas de neve" vendidas a turistas, a capital da Itália ficou coberta por uma camada branca, dificultando o trânsito e o tráfego aéreo, mas levando alegria a muitos romanos, que percorriam a cidade em lambretas e faziam fotos com seus celulares.

A última vez em que nevou levemente em Roma foi em 2005. Um meteorologista disse que a neve que caiu sem parar durante toda a manhã da sexta-feira foi a mais pesada vista na capital italiana nos últimos 24 anos.

"É muito lindo. Fiquei tirando fotos de meu marido diante do Coliseu, porque achei que ninguém acreditaria em mim se eu dissesse que estava nevando em Roma hoje", falou a turista Margaret Jones, de Londres.

Mais tarde, o Coliseu e o fórum romano antigo foram fechados por razões de segurança.

Chuvas pesadas, neve e ventos fortes fustigaram o centro e sul da Itália, levando ao fechamento de estradas em algumas regiões. Algumas escolas foram fechadas na ilha de Sardenha.

Em Roma, o aeroporto de Ciampino foi fechado, sendo os voos desviados para o aeroporto maior de Fiumicino, enquanto o trânsito na cidade, que já é caótico normalmente, ficou quase parado em muitas regiões.

"É lindo, mas não estamos acostumados com isso em Roma," disse um motorista, Mario Strillandi. "Normalmente o trânsito já fica difícil quando chove - imagine como fica com neve."

(Reportagem da Reuters Television)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h30

    0,26
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h32

    -0,49
    63.774,58
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host