UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 11h34

Petrobras reafirma reservas de Tupi, após informes de mais óleo

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras reafirmou nesta sexta-feira sua estimativa de reservas recuperáveis de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) para o megacampo de Tupi, após relatos na mídia de que o local poderia abrigar mais óleo do que isso.

Reportagens nos jornais O Estado de S.Paulo e Valor Econômico nesta sexta, citando o gerente de operações do TLD (Teste de Longa Duração) de Tupi, Paulo Buschinelli, informaram que a estimativa inicial para as reservas da área podem ter sido "conservadoras".

"A companhia reafirma as estimativas de volume de óleo recuperável, amplamente divulgadas para Tupi, de 5 a 8 bilhões de barris. Somente após a conclusão do TLD e após a declaração de comercialidade a Petrobras terá maior clareza do número de plataformas e suas capacidades, necessárias ao desenvolvimento da produção da área", informou a estatal em comunicado.

"Hoje 5 bilhões de barris pode se chamar de estimativa conservadora", afirmou Buschinelli, segundo o Valor. "Falar em 5 a 8 bilhões de barris é uma coisa possível, não é estimativa, não é sonho não. É realidade. Mas a realidade final vamos determinar ainda", acrescentou.

Estimativas de analistas e consultores do setor sobre as reservas em vários dos campos no pré-sal da bacia de Santos variam muito, com alguns dizendo que a área toda pode conter até 80 bilhões de barris.

Até o momento, no entanto, a Petrobras divulgou estimativas apenas para os campos de Tupi (5 a 8 bilhões de boe), Iara (3 a 4 bilhões) e Guará (1,1 a 2 bilhões de boe) na bacia de Santos, além de Parque das Baleias no pré-sal da bacia de Campos, com estimativas de 1,5 a 2 bilhões de boe.

As ações da Petrobras nesta sexta-feira operavam em baixa de 0,7 por cento por volta das 11h30 (horário de Brasília), enquanto o índice Bovespa perdia 0,8 por cento.

(Por Marcelo Teixeira)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host