UOL Notícias Notícias
 

17/02/2010 - 09h16

Médicos esquecem peça de 30 cm em paciente checa

IVANCICE, República Checa (Reuters) - Uma equipe médica checa está sendo punida por ter esquecido um instrumento cirúrgico de 30 centímetros dentro do abdome de uma paciente operada há cinco meses.

Depois da cirurgia ginecológica a que foi submetida em Ivancice, no sudeste checo, Zdenka Kopeckova, de 66 anos, passou a se queixar repetidamente de dores abdominais. O objeto, semelhante a uma espátula, foi encontrado há uma semana e removido com sucesso, quando Kopeckova já pensava em suicídio.

Agora, a paciente quer indenização e diz que a equipe médica tentou acobertar o erro dizendo que não havia nada a fazer contra a dor, exceto usar analgésicos.

"Eu disse ao cirurgião que se não tivesse dor não estaria me queixando. Não sou hipocondríaca," disse ela, acrescentando que pediu um raio-X, mas ouviu que isso a submeteria desnecessariamente a radiação.

Jaromir Hrubes, diretor do hospital de Ivancice, disse que as equipes têm de seguir rígidos procedimentos cirúrgicos. Um funcionário afirmou sob anonimato à TV Reuters que os responsáveis pelo erro seriam punidos.

(Reportagem de Reuters Television)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h23

    -0,45
    63.794,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host