UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 17h01

Dubai acusa Israel de assassinato de militante do Hamas

DUBAI (Reuters) - O chefe de polícia de Dubai disse estar quase certo de que agentes israelenses estiveram envolvidos no assassinato de um militante do Hamas no emirado, aumentando as apostas em uma disputa internacional por causa do ataque.

Enquanto Israel se atém à política de "ambiguidade" sobre as operações executadas por sua agência de espionagem, o Mossad, Londres e Dublin convocaram os embaixadores israelenses para pedir explicações sobre por que detalhes do passaporte de seus cidadãos foram usados pelo suposto esquadrão da morte.

Fontes do Hamas também acusaram membros de uma facção palestina rival de ajudar Israel a matar Mahmoud al-Mabhouh, comandante do alto escalão do grupo islâmico palestino, encontrado morto em um hotel de luxo de Deubai em janeiro.

O Hamas já havia acusado Israel por estar por trás do homicídio. Na quinta-feira, o chefe de polícia de Dubai, Dahi Khalfan Tamim, foi citado por um jornal dizendo que ele também estava certo de que agentes israelenses estiverem envolvidos no assassinato.

"Nossas investigações revelam que o Mossad está envolvido no assassinato de Al-Mabhouh. "É 99 por cento certo, se não 100 por cento, que o Mossad está por trás do assassinato", disse ele ao jornal The National, numa matéria postada no site da publicação.

A morte envolveu diversos governos estrangeiros, já que 11 suspeitos cujas fotos foram divulgadas por Dubai parecem ter usados passaportes europeus falsos para entrar no emirado.

A Grã-Bretanha convocou o embaixador de Israel em Londres, Ron Prosor, para uma reunião com Peter Ricketts, que chefia o serviço diplomático do país, para que ele explique como diversos cidadãos britânicos vivendo em Israel descobriram que detalhes de seus passaportes haviam sido usados pelos supostos matadores.

(Por Cynthia Johnston)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host