UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 12h41

Grécia deve receber ajuda de até 25 bilhões de euros--revista

Por Dave Graham

BERLIM (Reuters) - O ministro de Finanças da Alemanha esboçou um plano pelo qual os países da zona do euro proverão uma ajuda de 20 bilhões a 25 bilhões de euros (27-33,7 bilhões de dólares) para a Grécia, disse uma revista neste sábado.

Citando"considerações iniciais" do ministro, o semanário alemão Der Spiegel afirmou que a participação financeira de cada país à Grécia seria calculada de acordo com a proporção que cada nação detém no Banco Central Europeu.

Um porta-voz do ministério de Finanças alemão disse que não comentaria a reportagem, que afirmou que a ajuda financeira viria na forma de empréstimos e garantias.

A revista informou ainda que todos os países do bloco participarão da ajuda e que a fatia da Alemanha seria de cerca de 4,5 bilhões de euros, sob coordenação do banco estatal KfW.

Em público, a Alemanha tem dito que a complacência pode aumentar a pressão sobre Atenas e os governos de outros membros da zona do euro que também estão endividados a reduzir seus déficits fiscais. Mas nos bastidores, parlamentares sabem que Berlim vem preparando medidas para o caso de um socorro se tornar inevitável..

O déficit público grego chegou a 12,7 por cento do PIB em 2009, bem acima do limite definido pela União Europeia, de 3 por cento, e Atenas precisa vender cerca de 53 bilhões de euros em dívida este ano, incluindo pelo menos 20 bilhões de euros entre abril e maio.

Um parlamentar da coalizão governista da Alemanha disse à Reuters na semana passada que o país estava considerando usar o KfW para comprar bônus do governo grego.

Separadamente, o Der Spiegel disse que um relatório do regulador do mercado financeiro da Alemanha concluiu que os bancos do país poderiam ser seriamente ameaçados, caso a Grécia ou outros países como Espanha, Portugal e Itália se tornem insolventes.

(Reportagem adicional de Holger Hansen, Renee Maltezou e Bate Felix)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host