UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 15h14

Lula: Dilma não é minha candidata, mas do PT e aliados

BRASÍLIA (Reuters) - Minutos antes de a ministra Dilma Rousseff ser lançada pelo PT para disputar a sucessão presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou tirar dela o rótulo de que seja apenas sua candidata.

"A companheira Dilma não pode ser candidata do vazio porque Dilma é candidata do mais importante partido de esquerda da América Latina e Dilma é candidata de uma aliança de PMDB, PSB, PCdoB, PDT, PRB, PR, PT e mais outros partidos", disse Lula ao defender o nome da ministra para as eleições de outubro.

Lula voltou a negar que tenha escolhido Dilma para que ela venha, se eleita, ser apenas uma presidente por quatro anos, de modo que ele próprio possa tentar uma volta ao Palácio do Planalto em 2014.

"Eu quero eleger a Dilma Rousseff presidente da República para fazer um primeiro mandato extraordinário e assim ganhe autoridade política para ter um segundo mandato."

"Eleger a Dilma, para mim, é uma das coisas mais importantes do meu governo", acrescentou.

Ao comentar sobre as características e qualidade da ministra-chefe da Casa Civil, Lula disse que durante a campanha Dilma será acusada de estatizante, mas avaliou que isso será positivo.

"Aquilo que for estratégico para o país e que não estiver funcionando e que precisar colocar para funcionar, a gente não tem que ter medo de assumir decisões importantes", disse Lula em seu discurso neste sábado.

Ele ressaltou, porém: "o Estado tem que ser o grande indutor e o grande regulador".

Para Lula, Dilma vai quebrar todos os preconceitos apontados contra ela, principalmente pelo fato de ser mulher. E não deixou de mencionar a fama de durona da ministra.

"Ela é uma pessoa, eu diria, rigorosa,....isso é a grande virtude, é ser rigorosa no trato das coisas públicas", disse. "E como fiscalizadora do presidente da República junto ao restante do governo ela tem que ser dura."

(Reportagem de Carmen Munari e Fernando Exman)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host