UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 15h43

Tom de Dilma foi adequado para candidata de governo,diz Pimentel

BRASÍLIA (Reuters) - O discurso da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), após o lançamento de sua pré-candidatura à sucessão presidencial, recebeu a colaboração de ministros, mas teve a participação essencial do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Um dos petistas mais próximos da pré-candidata, Pimentel disse à Reuters que passou os últimos dois dias debruçado sobre o texto, cuja redação final coube à própria Dilma.

"O formato foi adequado para uma candidata de governo. Não é da oposição", defendeu. "Ela não ia sair sambando", explicou, sobre o tom pouco empolgante do discurso, lido pela ministra por um sistema de telas quase imperceptível ao público.

Para o ex-prefeito, o tom sóbrio combina com uma ministra-chefe da Casa Civil que prega a continuidade de programas e diretrizes econômicas do atual governo.

Já o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) admitiu que a ministra ainda precisa de um aprendizado para se comunicar com o público como candidata, principalmente se comparada com a facilidade exibida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Dilma não tem ainda a maturidade em termos de discurso e de articulação que o presidente Lula tem, mas ela vai aprender rápido", disse Bernardo.

Pimentel é cotado para integrar a coordenação da campanha de Dilma, mas ainda tem interesse em concorrer ao governo de Minhas Gerais.

No Estado, no entanto, ele enfrenta a concorrência de seu colega de partido, o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e também do ministro Helio Costa (Comunicação), do PMDB. O próprio vice-presidente José Alencar demonstra disposição de entrar na disputa.

"Deixa a vida me levar", disse Pimentel sobre seu futuro político. Um definição só deve sair no início de abril.

Cerca de 3 mil petistas presenciaram o discurso de Dilma. A fala da ministra encerrou o 4o Congresso Nacional do PT, realizado no aniversário de 30 anos do partido.

(Reportagem de Carmen Munari)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,78
    3,282
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h41

    -1,75
    61.541,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host