UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 22h24

Justiça impede terceiro mandato de presidente da Colômbia

Por Patrick Markey

BOGOTÁ (Reuters) - A Corte Constitucional da Colômbia declarou ilegal nesta sexta-feira um referendo que poderia autorizar o presidente Álvaro Uribe a disputar um terceiro mandato consecutivo.

Uribe, eleito em 2002 e em 2006, disse aceitar a decisão da Justiça sobre sua tentativa de reeleição. "Eu aceito e respeito a decisão da Corte Constitucional", disse ele a repórteres.

A decisão jurídica, a mais importante dos últimos anos na política colombiana, marca o início de uma difícil campanha para os rivais que buscam substituir Uribe, que se tornou um dos presidentes mais populares do país por sua estratégia para combater as guerrilhas de esquerda.

O favorito agora para ganhar as eleições de 30 de maio é o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, associado à batalha contra os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Uribe não confirmava nem desmentia sua intenção de disputar um novo mandato, mas seus seguidores se entusiasmavam com a ideia. Caso o referendo fosse autorizado, haveria pouco tempo para organizar a votação e, em caso de vitória do "sim", registrar a candidatura dele.

O eventual sucessor de Uribe não deve abandonar suas políticas de segurança, embora a maioria dos virtuais candidatos prometa mais ênfase social.

"Estas políticas têm de ser reeleitas qualquer que seja a decisão da corte", disse Uribe na noite de quinta-feira. "Não podemos mudar de direção, não podemos ter uma troca de guarda."

A transição política pode causar preocupação nos mercados cambial e de títulos da dívida, mas em longo prazo a maioria dos analistas prevê estabilidade na Colômbia.

"Embora uma rejeição da Corte Constitucional possa desencadear um reação por reflexo negativa (na cotação do peso), isso deve ser transitório, já que não se espera nenhuma grande mudança econômica, regulatória ou na política de segurança", disse a empresa RBC Capital Markets.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host