UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 13h41

Campanha eleitoral começa na Colômbia após decisão sobre Uribe

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - A corrida presidencial colombiana começou neste sábado com o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos como favorito para suceder Álvaro Uribe, que saiu da briga após uma decisão da Justiça, que o proibiu de buscar sua segunda reeleição seguida.

A decisão da Corte Constitucional, que declarou ilegal um referendo para permitir que Uribe seja candidato nas eleições de maio, converteu-se no ponto de partida para uma difícil campanha para os candidatos que buscam substituir um dos presidentes mais populares da história do país, devido a seu sucesso na política de combate às guerrilhas.

A decisão jurídica mais importante da história recente da Colômbia, por suas repercussões políticas, foi uma derrota para Uribe, que recebeu com tranquilidade a decisão e disse que a respeitará.

Mas suas primeiras palavras mostraram que ele não se manterá alheio à campanha e que concentrará seus esforços para garantir o triunfo de um candidato que dê continuidade a suas políticas de governo.

"Acato e respeito a sentença da Honorável Corte Constitucional de declarar inexequível a lei que convocava um referendo sobre a reeleição presidencial", afirmou o presidente que, apesar dos escândalos registrados em seu segundo mandato, manteve uma popularidade superior a 60 por cento.

"Me anima uma ilusão: que nossa democracia melhore o curso, mas que não abandone o curso", afirmou o presidente em um ato de governo na cidade caribenha de Barranquilla.

Depois da decisão da Corte Constitucional, que declarou ilegal o referendo por imperfeições em seu trâmite e aprovação no Congresso, Santos anunciou que quer ser o candidato do Partido de la U, o mais importante da coalizão de governo.

"A melhor maneira de mostrar nosso agradecimento (a Uribe) é construir sobre o nosso progresso. Por isso quero ser presidente da República, porque conseguimos muito e não podemos nos dar ao luxo de reversão, pois retroceder não é uma opção", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h19

    -0,77
    3,258
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h24

    1,00
    63.857,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host