UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 15h40

Duas missionárias dos EUA permanecem presas no Haiti

PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - Duas missionárias norte-americanas vão permanecer presas no Haiti pelo menos até terça-feira, enquanto o juiz toma o testemunho que deve esclarecer o envolvimento delas nas acusações de sequestro de crianças, afirmou na sexta-feira o magistrado responsável pelo caso.

O juiz investigativo Bernard Sainvil disse que antes de liberar Laura Silsby e Charisa Coulter quer que as testemunhas que ele já examinou na República Dominicana deem seu depoimento no Haiti.

"As norte-americanas terão de ficar na cadeia enquanto eu ouço estas pessoas, as audiências acontecerão na segunda e terça-feira e elas não serão libertadas antes que eu termine", declarou Sainvil à Reuters.

"As pessoas com quem me encontrei na República Dominicana confirmaram os relatos feitos previamente pelas norte-americanas. Os relatos são a favor delas", acrescentou ele.

Sainvil disse na terça-feira passada que Silsby e Coulter poderiam ser soltas nesta semana.

As duas estão entre os dez norte-americanos presos em 29 de janeiro sob acusação de tentar levar 33 crianças haitianas para fora do país sem a devida documentação depois do terremoto de 12 de janeiro que devastou o país.

Oito missionários foram liberados semana passada, mas Silsby, líder do grupo, e Coulter, sua assistente, permaneceram presas para mais esclarecimentos.

Elas negaram repetidas vezes que tivessem feito algo errado, dizendo que apenas queriam ajudar as crianças que ficaram órfãs por causa do terremoto.

Mas elas não tinham nenhuma identidade haitiana ou documentos de saída para as crianças. Muitas delas haviam pais vivos, que sabidamente entregaram seus filhos aos missionários por acreditar que eles seriam mais bem cuidados nas mãos dos norte-americanos.

O presidente do Haiti, René Préval, acredita que o terremoto de magnitude 7,0 matou cerca de 300 mil pessoas.

(Reportagem de Joseph Guyler Delva)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,67
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,31
    75.990,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host