UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 18h16

FAB envia avião a Santiago com autoridades chilenas

SÃO PAULO (Reuters) - Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou neste sábado de Brasília para Santiago levando autoridades do governo chileno, que retornam ao país após o forte terremoto desta madrugada.

O avião partiu de Brasília às 16h30 e deverá fazer uma escala em Guarulhos (SP) antes de partir para Santiago, onde deve chegar às 18h30.

Segundo a FAB, a aeronave deve pousar no aeroporto da capital chilena, mas o trajeto pode ser alterado já que o terminal foi fechado após ser afetado pelo terremoto de magnitude 8,8 que deixou ao menos 147 mortos.

"O avião decolou inicialmente para Santiago, mas durante o percurso pode modificar (o destino)", informou à Reuters a assessoria de imprensa da FAB.

A FAB afirmou que o governo chileno entrou em contato com o Brasil e pediu para que os dois representantes fossem levados de volta para o país. Entre eles está o subsecretário de Justiça do Chile, Jorge Toledo.

O avião, que não transporta ajuda, deve retornar ainda nesta madrugada ao Brasil.

De acordo com a FAB, brasileiros poderão ser retirados do Chile, mas ainda não há registro de passageiros que poderão retornar ao Brasil.

Um dos terremotos mais poderosos da história estremeceu Santiago, causando um tsunami e o desmoronamento de residências em várias cidades do Chile e levou o governo chileno a declarar parte do país como zona de catástrofe.

O tremor também abalou estruturas de edifícios, derrubou pontes, deixou fábricas em chamas e moradores sem eletricidade e sistema telefônico em várias regiões do Chile.

(Por Hugo Bachega)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h15

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host