UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 23h15

Japão alerta moradores de áreas costeiras sobre tsunami

TÓQUIO (Reuters) - O Japão emitiu um alerta para tsunamis de três metros ou mais na costa norte do Pacífico no domingo (horário local) e alertou moradores para se refugiarem em terrenos elevados, após o forte terremoto que atingiu o Chile mais cedo.

O tsunami pode atingir a costa Pacífico na ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, às 13h horário local (1h de Brasília), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

"A altura do tsunami pode ser o dobro do esperado, dependendo de fatores como características das costas. Também o segundo tsunami e os seguintes podem ser maiores", disse Yasuo Sekita, do JMA, segundo o site da emissora NHK.

Em maio de 1960, um tsunami atingiu o litoral da ilha de Hokkaido e outras áreas costeiras no norte do Pacífico após um terremoto no Chile, deixando 140 mortos e desaparecidos, informou a imprensa local.

Um dos mais fortes terremotos do mundo em um século atingiu o Chile na madrugada deste sábado, matando ao menos 214 pessoas, derrubando prédios e causando um tsunami que ameaça países do Pacífico.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host