UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 21h31

Tsunami causado por tremor no Chile chega à Nova Zelândia

WELLINGTON (Reuters) - As primeiras ondas de um tsunami causado por um terremoto no Chile chegaram à Nova Zelândia no domingo (horário local), informaram autoridades, mas não há relatos de vítimas ou danos.

Centenas de moradores da costa leste do país foram levadas para áreas mais altas e navios se moveram para o mar em meio a alertas de autoridades de que os efeitos do tsunami devem ser sentidos durante todo o dia.

O Chile foi atingido no sábado por um terremoto de magnitude 8,8, que matou ao menos 214 pessoas, causou a queda de prédios e provocou um tsunami que pôs em alerta todos os países do Pacífico.

As primeiras ondas foram registradas nas remotas ilhas Chatham, a cerca de 800 quilômetros ao leste da Nova Zelândia, com alturas de até 1,5 metro, informou o Ministério de Defesa Civil.

Uma moradora de uma das menores ilhas do arquipélago, Pitt, disse que as ondas continuam crescendo.

"(As ondas) continuam ficando maiores -- pelo menos 2 metros neste momento", disse Bernadette Malinson à rádio New Zealand.

Houve relatos de queda anormal do nível do mar na costa leste das duas ilhas principais da Nova Zelândia, seguida por picos de cerca de 20 a 30 centímetros.

"Estas são as primeiras chegadas e ondas maiores devem seguir nas próximas seis a 12 horas", afirmou o Ministério de Defesa Civil em comunicado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host