UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 09h11

Inflação pelo IPC-S recua para 0,68% em fevereiro

SÃO PAULO (Reuters) - A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou significativamente em fevereiro, já que os impactos sazonais de janeiro e o reajuste da tarifa de ônibus se amenizaram neste mês.

O indicador teve alta de 0,68 por cento em fevereiro, contra avanço de 1,29 por cento em janeiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. Na terceira prévia de fevereiro, o IPC-S subiu 0,84 por cento.

"Este foi o menor resultado desde a primeira quadrissemana de janeiro de 2010... Nesta apuração, seis dos sete grupos componentes do índice registraram decréscimos em suas taxas de variação", disse a FGV em nota.

Os preços de Alimentação subiram 1,16 por cento em fevereiro, bem contra alta de 1,57 por cento em janeiro. Os custos de alimentos in natura costumam subir no começo do ano devido às chuvas e ao clima quente que prejudica as plantações, sendo a pressão concentrada em janeiro.

Os custos de Educação, leitura e recreação, outro impacto de alta sazonal de janeiro, caíram em fevereiro, em 0,02 por cento, após saltarem 3,09 por cento no mês anterior.

Os preços de Transportes aumentaram 1,74 por cento, contra avanço de 3,45 por cento em janeiro, mês que viu um reajuste da tarifa de ônibus urbano em algumas capitais brasileiras, com destaque para São Paulo. O ônibus ainda continuou sendo a principal contribuição individual de alta para o mês, com avanço de 2,50 por cento, mas bem abaixo do aumento de 4,55 por cento de janeiro.

Entre os itens individuais, as principais quedas foram de maçã nacional, cenoura, passagem aérea, alcatra e abacaxi.

(Por Vanessa Stelzer)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host