UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 19h03

Jobim diz que entrega em 20 dias parecer sobre caças a Lula

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira que em 20 dias entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua opinião sobre a escolha do modelo de caça que deverá ser comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Jobim apresentará a posição para Lula que, antes de tomar a decisão final, deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir os motivos apresentados pelo Ministério da Defesa sobre a escolha, segundo o ministro.

"Em 20 dias eu estarei pronto com essa exposição de motivos (sobre o modelo escolhido)", disse Jobim na Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde participa de um debate sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos.

A francesa Dassault, com o caça Rafale, a norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG, estão na disputa para o fornecimento de um lote inicial de 36 caças para a FAB como parte do chamado programa F-X2.

Embora Lula e Jobim já tenham manifestado preferência pelo Rafale, o preço do caça francês tem sido o principal obstáculo para a concretização do negócio pois, segundo especialistas, ele é o mais caro entre os três finalistas.

Ao ser questionado pelo presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), sobre se a decisão dos caças ficaria para o governo seguinte, Jobim disse que "não necessariamente, vai depender da decisão do presidente (Lula)".

"O presidente deseja decidir uma vez que precisamos começar substituir (...) A frota de aviões supersônicos começa a entrar em obsolescência em 2014, então, precisamos estabelecer uma substituição dessa frota", disse Jobim.

Em fevereiro, o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, disse que o governo brasileiro deverá anunciar até o fim de março a escolha do novo modelo de caças.

(Reportagem de Bruno Peres; Texto de Bruno Marfinati)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host