UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 17h46

Espanha consulta Chávez sobre acusações de relações com ETA

MADRI (Reuters) - O ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos, disse ter conversado com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, nesta quinta-feira sobre a tensão causada por um juiz espanhol que sugeriu que a Venezuela teria ligações com grupos rebeldes.

A Espanha causou a fúria de Chávez ao pedir explicações para as acusações de um juiz de que a Venezuela ajudou rebeldes do grupo separatista basco ETA e guerrilheiros das Farc de planejar possíveis ataques em território espanhol.

"O que eu fiz foi entrar em contato com autoridades venezuelanas, com o presidente Chávez... e pedir que esclarecessem e dessem informação sobre esta situação", disse Moratinos a repórteres nesta quinta-feira.

"Eles negaram qualquer tipo de envolvimento e garantiram a cooperação deles com a Justiça e autoridades espanholas", acrescentou.

Em 11 anos à frente da Venezuela, Chávez tem sido acusado por adversários de apoiar grupos como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Hezbollah, no Líbano. Ele nega as acusações, afirmando que são parte de uma estratégia liderada pelos Estados Unidos para desacreditá-lo.

O juiz da Corte Suprema da Espanha, Eloy Velasco, disse que nos encontros, incluindo um em 2007, as Farc pediram ao ETA por ajuda logística na tentativa de assassinar autoridades colombianas em visita à Espanha, incluindo o presidente Álvaro Uribe.

Velasco emitiu mandados de prisão para 13 suspeitos das Farc e do ETA, incluindo um funcionário espanhol do governo venezuelano.

As acusações de Velasco se baseiam em informações obtidas por um computador apreendido pelo governo colombiano após ataque a um campo da guerrilha no Equador, em 2008, que matou o comandante número 2 das Farc, Raúl Reyes.

(Reportagem de Raquel Castillo)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host