UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 16h02

BC estuda medidas para modernizar câmbio--Meirelles

NOVA YORK, 5 de março (Reuters) - O Banco Central está estudando medidas para modernizar as operações em moeda estrangeira do Brasil, disse nesta sexta-feira o presidente da instituição, Henrique Meirelles.

As medidas, em sua maioria técnicas, buscam tornar o mercado de câmbio brasileiro mais "eficiente", o que pode também resultar em um aumento dos fluxos como um todo, afirmou Meirelles a jornalistas.

Segundo ele, o BC recentemente retomou trabalhos sobre uma revisão em suas leis cambiais, que foram criadas na década de 1930 quando moedas fortes eram escassas.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em fevereiro que o Brasil tinha de se preparar para que o real se tornasse uma divisa de circulação internacional.

"Estamos estudando medidas para expandir o mercado de câmbio, torná-lo mais aberto e ampliá-lo para além dos exportadores", disse Meirelles.

"Esperamos que a modernização do mercado cambial exerça impacto sobre várias práticas de negociações. Isso pode obviamente ter um impacto nos fluxos como um todo."

(Reportagem de Vivianne Rodrigues e Ana Nicolaci da Costa)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,68
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,44
    64.861,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host