UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 12h04

EUA perdem menos empregos que o esperado em fevereiro

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos fechou 36 mil postos de trabalho em fevereiro, menos que o esperado, o que ajudou a manter a taxa de desemprego estável a 9,7 por cento, mostraram dados do governo norte-americano nesta sexta-feira.

Analistas ouvidos pela Reuters previam o fechamento de 50 mil postos de trabalho, com alta da taxa de desemprego a 9,8 por cento. Em dezembro e em janeiro, foram fechados 35 mil postos de trabalho a menos do que o anteriormente estimado.

O mercado temia que o inverno rigoroso em grandes áreas dos Estados Unidos durante a semana de coleta de dados provocasse uma queda brusca no dado de postos de trabalho.

Entretanto, o Departamento de Trabalho afirmou que embora as nevascas tenham afetado os dados, era difícil quantificar o impacto final sobre o emprego.

Desde o começo da recessão, 8,36 milhões de empregos foram fechados nos Estados Unidos.

O mercado de trabalho, porém, tem melhorado gradualmente, e a velocidade de demissões já diminuiu significativamente em relação ao começo do ano passado, quando a economia perdia em média 750 mil empregos por mês.

O setor manufatureiro abriu 1.000 postos de trabalho em fevereiro, mas o setor de construção fechou 64 mil vagas. Os postos temporários contribuíram com 48 mil vagas.

A média de horas semanais trabalhadas caiu de 33,9 em janeiro para 33,8.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host