UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 12h28

Mantega: câmbio estabilizou, mas situação ainda não é a ideal

SÃO PAULO, 5 de março (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltou que as medidas tomadas pelo governo para atenuar a valorização excessiva do real, a partir de meados de 2009, foram bem sucedidas, mas avaliou que a situação ainda não é a ideal.

"A partir do segundo semestre de 2009, com a situação da crise mundial sob controle, os fluxos de capital começaram a aumentar e o Brasil era o endereço preferido... Resolvemos adotar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e dali em diante a volatilidade diminuiu", afirmou Mantega em seminário sobre as perspectivas da taxa de câmbio, em São Paulo.

Naquele momento, "o dólar estava em 1,70 real e tendia a ficar abaixo disso. Com o IOF, isso foi estancado e, portanto, eu diria que a medida foi bem sucedida", disse ele.

Ao fazer a retrospectiva das medidas tomadas, o ministro disse que o governo ainda teria outras ações caso a valorização excessiva não fosse estancada, citando limites à exposição cambial ou exigência de aporte de capital maior dependendo do risco assumido pelas instituições financeiras.

Mantega avaliou que a situação atual ainda "não é o melhor dos mundos" e o governo precisa estar atento à competitividade da economia brasileira.

Mantega defendeu ainda o regime de câmbio flutuante como o mais adequado e citou que essa avaliação deveria ser mais global. Segundo ele, regimes cambiais como o da China acabam exacerbando os desequilíbrios mundiais.

"Temos hoje uma situação relativamente estabilizada (da taxa de câmbio brasileira), mas não é a ideal... A questão da competitividade não está resolvida, mas não queremos fazer a coisa de qualquer jeito. Não vale tomar qualquer medida que possa perturbar os mercados", disse Mantega, acrescentando que tem levado o tema do câmbio às reuniões do G20 por avaliar ser melhor que haja uma solução de conjunto.

"Precisamos de um novo Bretton Woods para ter uma homogeneidade."

(Reportagem de Daniela Machado)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host