UOL Notícias Notícias
 

08/03/2010 - 10h13

Terremoto no leste da Turquia deixa ao menos 57 mortos

Por Ferit Demir

KOVANCILAR, Turquia (Reuters) - Um forte terremoto matou 57 pessoas num vilarejo no leste da Turquia na madrugada de segunda-feira, informaram autoridades, enquanto equipes de resgate tentam salvar sobreviventes presos sob os escombros.

O tremor despertou os moradores do sono quando sacudiu a região pouco povoada de Basyurt, na Província de Elazig, às 4h32 da manhã (23h32 de domingo de Brasília). A magnitude do sismo foi de 6,0 e houve ao menos 40 réplicas, a mais forte com intensidade 5,5.

"Houve muito medo e pânico entre as pessoas. Durou cerca de um minuto. Sentimos com muita força e todo mundo tentou fugir para a rua", disse Nursel Sengezer, um correspondente da agência de notícias local Dogan em Elazig, à emissora CNN turca.

Funcionários de hospitais e parentes dos feridos levaram várias pessoas em carros e ambulâncias para o hospital estatal na cidade próxima de Kovancilar. Em vilarejos próximos, moradores acenderam fogueiras nas ruas durante a noite.

O centro de crise de Elazig informou que 57 pessoas morreram.

O terremoto arrancou as minaretes de três mesquitas de vilarejos na região, disse o governador de Elazig, Muammer Erol.

"O número de pessoas feridas não está claro. As ambulâncias continuam indo e vindo. O trabalho de resgate continua. Nossas equipes de resgate estão no local", acrescentou Erol.

A Turquia frequentemente sofre com terremotos, o maior deles com magnitude 7,4 matou 18.000 pessoas em agosto de 1999.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host