UOL Notícias Notícias
 

09/03/2010 - 15h49

Fase decisiva da guerra no Afeganistão está próxima, diz Gates

Por Phil Stewart

BASE AVANÇADA DE FRONTENAC, Afeganistão (Reuters) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse aos soldados no sul do Afeganistão na terça-feira que, em breve, eles farão parte de uma "fase decisiva" da guerra - uma operação para impor controle sobre uma área estratégica para o Taliban na província de Kandahar.

A Otan está enviando milhares de soldados extras para retomar o controle sobre Kandahar ao longo dos próximos meses, numa parte central da estratégia do presidente Barack Obama para mudar o rumo da guerra que já dura 8 anos.

Milhares de norte-americanos chegaram à região no ano passado, reforçando uma força de cerca de 3 mil canadenses e registrando muitas baixas. Os comandantes dos EUA dizem que boa parte da área permanece nas mãos de uma insurgência do Taliban.

A operação para restaurar o controle do governo ali é o principal objetivo militar deixado para este ano na estratégia de Obama, que pretende virar o jogo com 30 mil soldados adicionais, para que as forças norte-americanas possam começar a se retirar do Afeganistão em meados de 2011.

"Todos vocês tiveram um trabalho muito duro", disse Gates aos soldados na Base Avançada de Frontenac, aproximadamente 48 quilômetros ao norte da cidade de Kandahar. Vinte e dois soldados morreram e 62 foram feridos na área desde julho passado.

"Vocês vieram a uma área que estava totalmente sob o controle do Taliban. Vocês sangraram por isso", disse Gates.

"Aqui nos arredores de Kandahar, vocês estão numa área que mais uma vez será uma parte importante da fase decisiva desta campanha. Mais uma vez, vocês serão a ponta da lança", afirmou ele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host