UOL Notícias Notícias
 

10/03/2010 - 15h11

Milhares de nigerianos marcharam até palácio do governo para pedir a saída do presidente

Por Joe Brock e Camillus Eboh
Abuja

Milhares de nigerianos marcharam até os portões do palácio presidencial nesta quarta-feira para exigir o fim da presidência do líder doente, Umaru Yar'Adua, para que o presidente em exercício Goodluck Jonathan possa assumir o cargo oficialmente.

O líder de 58 anos não é visto em público desde que foi à Arábia Saudita para tratamento médico no final de novembro. Ele retornou à Nigéria há duas semanas mas permanece muito fraco para governar. Fontes da presidência disseram que ele ainda segue em tratamento intensivo.

Seu retorno secreto no meio da noite levantou temores de que seu círculo de assistentes, liderado por sua esposa Turai, tentaria manter a influência sobre a nação mais populosa da África e minar o poder de Jonathan.

A disputa de poder no país de 140 milhões de habitantes e membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo poderia paralisar o governo, ameaçar um programa de anistia na região petrolífera no delta do rio Niger, e forçar reformas em diversos setores, como o bancário e o de petróleo e gás natural.

Algumas milhares de pessoas, usando camisetas estampadas com "Save Nigeria Group" na frente e "Enough is Enough" ("Basta") nas costas, marcharam até as proximidades do palácio presidencial diante de policiais não-armados alinhados nas ruas.

"Nós queremos que o presidente invisível seja revogado. Estamos cansados de um presidente que não podemos ver, que não pode governar. Queremos vê-lo," disse aos manifestantes Babatunde Ogala, um político da capital comercial, Lagos, e um dos organizadores do protesto.

"Se não podemos vê-lo queremos outra pessoa que tenha a permissão para governar. Por que um membro da sociedade secreta está controlando nosso país," disse ele.

O grupo também defende a dissolvição e substituição de outros membros do governo e a implementação de reformas eleitorais, o que poderia antecipar eleições presidenciais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host