UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 09h58

BP paga US$7 bi por ativos da Devon no Brasil e Golfo do México

Por Tom Bergin

LONDRES (Reuters) - A petrolífera britânica BP acertou a compra de ativos no Brasil, Golfo do México e Azerbaidjão da Devon Energy por 7 bilhões de dólares, em negócio que segue o anúncio recente da Devon de que pretende direcionar seus recursos para atividades em campos terrestres nos Estados Unidos.

As companhias anunciaram nesta quinta-feira que a BP também concordou em vender para a Devon participação de 50 por cento em ativos de areias oleosas (oil sands) em Alberta, Canadá, por 500 milhões de dólares e que as duas companhias formarão uma joint-venture para desenvolver esses ativos.

O acordo dá à segunda maior petrolífera da Europa em valor de mercado reservas que ajudarão a empresa a cumprir meta de elevar a produção em 1 a 2 por cento ao ano na próxima década.

Analistas afirmam que é difícil avaliar se a BP está pagando um bom preço pelos ativos uma vez que os campos ainda estão sendo explorados.

O acordo também dá à BP ingresso no Brasil, objetivo que o presidente-executivo, Tony Hayward, vinha há tempos buscando.

Entretanto, os ativos brasileiros da Devon estão na bacia de Campos, e não de Santos, onde as maiores descobertas dos últimos anos foram feitas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host