UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 09h06

Ataques suicidas matam ao menos 39 em cidade do Paquistão

Por Mubasher Bukhari

LAHORE, Paquistão (Reuters) - Ataques suicidas que tinham como alvo o Exército paquistanês mataram ao menos 39 pessoas e feriram quase 100 na cidade de Lahore, nesta sexta-feira, disseram autoridades do Paquistão, apesar de o governo ter assegurado que operações de segurança haviam enfraquecido insurgentes do Taliban.

"Dois homens-bomba atacaram em um período de 15 a 20 segundos e estavam a pé", disse a jornalistas o chefe da polícia local, Tariq Saleem Dogar.

Entre os mortos no ataque em um bairro militar da cidade, próxima à fronteira com a Índia, estavam cinco soldados, segundo militares.

Foram cinco explosões apenas nesta semana, incluindo um ataque de carro-bomba contra um prédio da inteligência policial em Lahore na segunda-feira que matou 13 pessoas, e um tiroteio e bombardeio de uma agência humanitária norte-americana que matou 6 pessoas no noroeste do país.

Um fotógrafo da Reuters disse que soldados bloquearam as vias de acesso para o local das explosões para impedir a aproximação de pessoas. Tropas também se mobilizaram nos telhados das casas. Um helicóptero do Exército estava sobrevoando o local.

Equipes de resgate com macas correram para o local do ataque.

O policial Mohammad Shafiz disse a jornalistas que os mentores dos ataques não haviam sido encontrados. Homens-bomba frequentemente prendem explosivos aos seus corpos para realizar as explosões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host