UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 13h53

Obama adia viagem para impulsionar reforma do sistema de saúde

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Barack Obama, adiou sua viagem à Indonésia e à Austrália na próxima semana para ficar em casa e se concentrar para dar um empurrão final à reforma do sistema de saúde no Congresso, informaram autoridades da Casa Branca nesta sexta-feira.

Obama, que estava programado para viajar no dia 18 de março em sua primeira viagem ao exterior neste ano, pretende partir agora no dia 21, segundo as autoridades.

A decisão de adiar a viagem chega no momento em que Obama pressiona seus colegas democratas para uma rápida votação final sobre a reforma do sistema de saúde, tema que trouxe à tona uma prolongada disputa política com os opositores republicanos e consumiu o Congresso dos EUA nos últimos nove meses.

Líderes do Congresso, que ultrapassaram os prazos repetidamente para encerrar a revisão de lei, resistiu à tentativa da Casa Branca de completar o trabalho antes de viagem de Obama, agendada originalmente para a próximo quinta-feira.

"O presidente irá adiar a viagem para a Indonésia e a Austrália - irá partir no domingo", informou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em mensagem no Twitter.

Ele disse que a primeira-dama, Michelle Obama, e suas duas filhas, que iriam acompanhar o presidente, "não participarão da viagem."

Obama agora pretende retornar a Washington no dia 26 de março ao invés do plano original do dia 24, segundo as autoridades.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host