UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 21h33

FHC cobra do PSDB campanha na rua antes de lançamento de Serra

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cobrou urgência de seu partido, o PSDB, para começar a fazer campanha eleitoral mesmo que o governador de São Paulo, José Serra, ainda não tenha assumido publicamente a candidatura à Presidência.

"Uma coisa é o candidato outra coisa é a campanha. Não sei porque o partido tem que esperar que alguém diga que é candidato para fazer campanha", disse ele a jornalistas após aula magna na Academia Brasileira de Letras.

"Pode fazer logo, deve fazer o quanto antes. Não é uma questão do candidato... Acho que agora é o momento", acrescentou. "Tem que atuar... dizer para que estamos vindo."

Fernando Henrique lembrou que o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já entraram na disputa há algum tempo, o que vem favorecendo a ministra Dilma Rousseff nas pesquisas.

"O partido tem que ter autonomia frente seus candidatos. É preciso difundir mais", alertou o ex-presidente, admitindo que seja "possível" que Serra tenha segurado o partido.

Segundo ele, a candidatura de Serra está confirmada e garantida. O que falta é apenas a definição do momento do lançamento.

"Estamos discutindo data. Houve uma precipitação do presidente da República e isso dá a impressão que os outros estão atrasados", disse.

Fernando Henrique atribuiu a ascensão de Dilma nas pesquisas de opinião à forte exposição da candidata ao lado do presidente Lula.

"Tudo que está sendo atribuído a ela é em função dele. Por enquanto ela não é a líder. Ele ( Lula) é o líder", criticou. "O povo só vê uma pessoa como candidato hoje, mas me surpreende o número de eleitores a favor do Serra nesse nível há anos mesmo sem ele (Serra) estar em campanha há muito tempo."

Na última pesquisa CNI/IBOPE, divulgada quarta-feira, a diferença do governador paulista sobre a ministra caiu para 5 pontos percentuais. O tucano tem 35 por cento das intenções contra 30 de Dilma.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,26
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h04

    0,66
    69.089,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host