UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 21h55

Hillary e Netanyahu conversam após crise por assentamentos

Por Allyn Fisher-Ilan e Arshad Mohammed

JERUSALÉM/MOSCOU (Reuters) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, propôs "passos de construção de confiança" com os palestinos em uma conversa por telefone com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, após uma crise sobre assentamentos.

Um comunicado do gabinete de Netanyahu afirmou também que Hillary disse a ele que o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, chegará a Israel no domingo para novas conversas sobre negociações de paz.

O porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley, que está em Moscou com Hillary, confirmou a visita de Mitchell e disse que Hillary e Netanyahu discutiram "passos específicos" para tentar melhorar a expectativa de paz entre israelenses e palestinos. No entanto, ele se negou a revelar quais foram estes itens.

O porta-voz de Netanyahu, Nir Chefetz, afirmou somente que Netanyahu propôs a Hillary alguns "passos para a construção de confiança mútua" que Israel e os palestinos poderiam tomar na Cisjordânia ocupada.

Hillary disse a Netanyahu que Mitchell chegará antes da viagem do premiê israelense a Washington, no domingo, para discurso em um lobby pró-Israel no dia seguinte.

A imprensa israelense informou que a viagem pode incluir conversas com o presidente norte-americano, Barack Obama.

As relações entre Israel e os EUA sofreram um revés incomum nesta semana após Israel ter anunciado um plano de construir 1.600 casas em uma área na parte ocupada de Jerusalém Oriental no meio da visita do vice-presidente, Joe Biden.

Mitchell se reunirá na sexta-feira em Moscou com os mediadores do Quarteto para o Oriente Médio -- Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU.

(Reportagem de Andrew Quinn em Washington, Mohammed Assadi em Ramallah e Dan Williams e Allyn Fisher-Ilan em Jerusalém)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host