UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 22h39

Homens armados bloqueiam rodovias no violento norte do México

MONTERREY (Reuters) - Homens armados, provavelmente vinculados aos cartéis do narcotráfico, bloquearam nesta sexta-feira estradas do norte do México com caminhões e ônibus na tentativa de dificultar as operações do Exército na fronteira com os Estados Unidos.

Eles obrigaram os motoristas a sair dos veículos na cidade de Monterrey, e os usaram para montar barricadas nas principais estradas da região, disseram moradores e a polícia.

O prefeito de Monterrey, Fernando Larrazabal, sugeriu que os cartéis sejam os responsáveis pelos bloqueios para sabotar as operações antidrogas das forças de segurança.

"Os bloqueios que estão sendo feitos (...) podem ser ações de pessoas ligadas ao crime organizado para bloquear avenidas e atrasar a chegada das forças federais, estatais ou municipais", disse Larrazabal à emissora Milenio TV.

A polícia usou guindastes para retirar as barricadas, mas os homens armados montavam novas rapidamente, provocando grandes engarrafamentos.

"Vi como um grupo de homens com armas forçou o motorista de um caminhão de água a sair e depois posicionou o caminhão para interromper o tráfego", afirmou a uma rádio local um motorista que pediu para não ser identificado.

A violência do narcotráfico aumentou em todo o país depois que o presidente Felipe Calderón lançou uma campanha contra os cartéis no fim de 2006, quando assumiu o cargo.

Quase 19 mil pessoas morreram pela violência dos cartéis desde então, principalmente na região da fronteira com os Estados Unidos, no norte mexicano.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o secretário da Defesa, Robert Gates, devem visitar a Cidade do México na terça-feira para discutir com Calderón a crescente violência após a morte de três pessoas ligadas ao consulado dos Estados Unidos em Ciudad Juárez, a cidade mais violenta do México na guerra contra as drogas.

(Reportagem de Robin Emmott e Gabriela López)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host