UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 20h34

Polícia francesa mostra imagens de suspeitos de ataque do ETA

PARIS (Reuters) - A polícia francesa divulgou nesta sexta-feira imagens feitas por uma câmera de vigilância de cinco suspeitos, provavelmente ligados ao grupo separatista basco ETA, acusados de matarem um policial.

Se confirmada a suspeita, Jean Serge Nerin terá sido o primeiro policial francês a ser assassinado pelo ETA.

Crimes desse tipo são comuns na vizinha Espanha. O grupo reivindica a independência da região habitada pelos bascos, no norte da Espanha e sudoeste da França, mas foi abalado nos últimos tempos pela prisão de líderes seus em ambos os lados da fronteira.

As imagens dos cinco suspeitos foram feitas em um supermercado na manhã de segunda-feira, véspera do atentado que matou Nerin, nos arredores de Paris, quando a patrulha em que ele estava interceptou um veículo que fugia do local de um furto de automóvel. Segundo a versão da polícia, homens atiraram de dois outros carros.

Além do vídeo, a polícia também apresentou fotos de Joseba Fernandez-Aspurz, de 27 anos, detido no tiroteio, e de Arkaitz Aguirregabiria-del-Barrio, também de 27 anos, descrito como dirigente militar do ETA.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, prometeu na quinta-feira punir os assassinos de Nerin "com a máxima severidade".

O primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Rodríguez Zapatero, deve comparecer a uma cerimônia em homenagem ao policial na semana que vem.

Os membros do ETA costumam se refugiar na França quando cometem crimes como roubo de veículos e armas, mas em geral evitam confrontos com a polícia francesa.

Nas últimas semanas, no entanto, medidas adicionais de segurança do governo francês levaram à prisão de centenas de pessoas, enfraquecendo seriamente os separatistas.

No fim de fevereiro, o suposto líder militar do ETA, Ibon Gogeaskoetxea, foi preso na Normandia, junto a dois supostos cúmplices.

(Reportagem de James Mackenzie)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host