UOL Notícias Notícias
 

20/03/2010 - 14h24

Tropas israelenses matam jovem palestino na Cisjordânia-médicos

NABLUS, Cisjordânia (Reuters) - Um jovem palestino foi morto por tropas israelenses e outro ficou gravemente ferido neste sábado na Cisjordânia, disseram autoridades médicas palestinas.

Os jovens faziam parte de uma demonstração na qual pedras foram jogadas contra soldados israelenses próximo à cidade de Nablus. Autoridades de um hospital palestino e testemunhas afirmaram que o adolescente de 16 anos foi morto a tiros.

O exército israelense disse que os soldados não carregavam munição, mas utilizaram armas para controle de multidões como gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar palestinos que estavam se aproximando de um assentamento judeu nas redondezas.

A fatalidade foi a primeira de uma série de choques que começaram nesta semana em protestos contra a inauguração por Israel de uma sinagoga na parte antiga de Jerusalém, o que provavelmente vai aumentar as tensões.

No mesmo dia, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, defendeu o diálogo entre Israel e Palestina e afirmou que a cidade sagrada de Jerusalém deveria ser tanto capital de Israel quanto de um futuro Estado palestino.

"Podemos e devemos encontrar uma maneira de que Jerusalém surja nas negociações como capital dos dois Estados, com acordos aceitáveis para todos sobre a cidade sagrada", disse

(Por Hassan Titi)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host