UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 15h07

Príncipe Charles visita tropas britânicas no Afeganistão

NAD ALI, Afeganistão (Reuters) - O herdeiro do trono britânico, príncipe Charles, fez nesta quinta-feira sua primeira visita às tropas britânicas na linha de frente no Afeganistão, e agradeceu aos soldados que avançaram fundo em território controlado pelo Taliban.

Durante sua visita de dois dias ao Afeganistão, Charles se reuniu com os comandantes americanos e britânicos da Força Internacional de Assistência à Segurança, liderada pela Otan, e visitou um projeto de renovação na cidade velha de Cabul, administrado por uma organização beneficente que ele patrocina.

Falando com jornalistas em uma base militar na província de Helmand, Charles, cujo filho mais jovem, o príncipe Harry, combateu no Afeganistão como oficial do Exército britânico, disse: "Admiro profundamente as forças armadas e apoio o trabalho delas de todas as maneiras possíveis."

"Eu quis vir aqui e dizer obrigado, vocês estão de parabéns."

Charles visitou o distrito de Nad Ali, na província de Helmand, onde, no mês passado, forças britânicas e marines dos EUA participaram da maior ofensiva na guerra, que já dura oito anos.

"Assistimos a uma redução muito acentuada na violência, ao ponto de estarmos recebendo alguns sinais de talibans que querem se render", disse ao príncipe o oficial comandante da área, o major Ian Lindsay-German, da Guarda Escocesa.

A Grã-Bretanha tem cerca de 10 mil soldados no Afeganistão -- o segundo maior contingente depois dos Estados Unidos, que está aumentando seu contingente para 100 mil este ano, sob uma estratégia de escalada ordenada pelo presidente Barack Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host