UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 11h11

Suspeita de varíola em Uganda provavelmente é catapora

LONDRES (Reuters) - Supostos casos de varíola no leste de Uganda, apesar de a doença já ser considerada erradicada, parecem na verdade ser catapora, sem ligação com a forma aguda e altamente contagiosa da doença, disse a Organização Mundial da Saúde na quinta-feira.

"Parece que os supostos casos de varíola são na verdade casos de catapora, e que eles ocorreram ao longo das últimas três semanas - não se trata de um evento agudo", disse Gregory Hartl, porta-voz da OMS, em nota. "A OMS comunicou esta nova informação aos seus Estados membros."

Horas antes, a OMS disse que estava investigando as suspeitas de varíola no leste de Uganda. A varíola às vezes se confunde com a catapora, doença disseminada mundialmente entre crianças, mas que raramente é perigosa. Já a varíola mata cerca de 30 por cento das suas vítimas e foi uma das doenças mais temidas do mundo até que fosse considerada mundialmente erradicada, em 1979.

A catapora (ou varicela), por outro lado, produz lesões mais superficiais, concentradas mais no tronco do que no rosto e nas mãos.

(Reportagem de Kate Kelland)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host