UOL Notícias Notícias
 

27/03/2010 - 18h22

Muçulmanos rezam por chuva em seca na Guiana Inglesa

GEORGETOWN (Reuters) - Muçulmanos na Guiana Inglesa rezaram para que chova no sábado, na esperança de acabar com uma seca que está afetando as exportações de açúcar e arroz do pequeno país sul-americano, e que já causa racionamento de comida entre as comunidades indígenas.

O governo da ex-colônia britânica, de aproximadamente 750 mil habitantes, está tendo dificuldade para fornecer meios de irrigação para as plantações e a água nos reservatórios está descendo a níveis alarmantes.

A Organização Central Islâmica da Guiana (OCIG), que representa muçulmanos que fazem parte de 145 mesquitas no país multiétnico, organizou um dia de orações para pedir chuva.

"Essa atividade é coerente com a Suna do profeta Maomé que pediu ao Criador que fizesse a chuva descer do céu para aliviar o sofrimento", disse Shaykh Moeenul, um dos líderes da OCIG.

Muçulmanos representam aproximadamente 7 por cento da população da Guiana. Hinduístas representam 28 por cento e cristãos perfazem a maioria das outras crenças seguidas localmente.

A Guiana é um dos diversos países na região, inclusive a vizinha Venezuela, que estão sofrendo com a seca desde o fim do ano passado.

"As comunidades indígenas estão sofrendo muito", disse o presidente Bharrat Jagdeo na sexta-feira. "Estamos fornecendo alimento a algumas comunidades mas precisamos aumentar isso significativamente."

A produtora de açúcar estatal Guyana Sugar Corporation disse esta semana que o crescimento e o desenvolvimento da cana foi afetado em cinco de suas oito plantações. O replantio teve de ser interrompido em quatro fazendas.

A empresa disse que o impacto total não será conhecido até a segunda safra de 2010.

A receita da exportação de açúcar caiu 10,2 por cento em 2009, para 119,8 milhões de dólares em relação ao ano anterior, e a receita da exportação de arroz caiu 3,3 por cento, para 114,1 milhões.

(Reportagem por Neil Marks)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    0,46
    3,161
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h58

    -0,36
    68.348,83
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host