UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 13h50

Liga Árabe adia decisão sobre diálogo de paz no Oriente Médio

SIRTE, Líbia (Reuters) - Reunidos neste domingo, líderes árabes fracassaram em chegar a um consenso sobre se os palestinos devem ou não retomar as negociações de paz com Israel.

A Liga Árabe marcou uma reunião extraordinária para este ano ainda para tratar dos assuntos que não foi capaz de resolver durante os dois dias de conversas na cidade líbia de Sirte.

Os palestinos têm dito que as chamadas negociações indiretas com os israelenses não voltarão a ocorrer sem que Israel suspenda as construções em um assentamento perto de Jerusalém Oriental.

Antes da ação de Israel, a Liga Árabe havia dado o seu apoio para que os palestinos conduzissem as negociações de paz. A posição da Liga sobre se esse diálogo deve ainda ser implementado é decisiva.

Depois de dois dias de negociações, um comitê de ministros do Exterior de alguns dos estados-membros da Liga produziu uma resolução dizendo que a paralisação em todas as atividades de assentamento é necessária para que o diálogo entre israelenses e palestinos seja retomado.

Essa decisão porém não foi adotada por toda a cúpula e, num sinal de falta de consenso, o ministro da Síria afirmou que o país não reconheceria o documento como representativo da Liga Árabe.

O secretário-geral da Liga, Amr Moussa, declarou após o fim do encontro que uma reunião de chefes de Estado ocorreria neste ano para tratar das pendências.

Ele reconheceu a urgência de uma decisão coletiva sobre o tema palestino.

"Nas próximas semanas temos que decidir o que fazer: continuar com as negociações ou mudar completamente o rumo", disse a jornalistas.

(Reportagem por Lamine Ghanmi)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host